quinta-feira, 13 de junho de 2013

Arca do Tesouro

*Acreditem, se quiserem. Estou há alguns dias para publicar o publicado abaixo. Há pouco, resolvi publicar hoje. São 02:33 da manhã e só agora, ao agendar a hora da publicação, dei-me conta de que hoje é 13 de junho, aniversário de Pessoa, que completaria 125 anos. O que isso quer dizer? Não sei. Mas alguma coisa quer dizer...

Casa Fernando Pessoa

Toda a biblioteca particular de Fernando Pessoa online e gratuitamente.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo, que é riquíssimo.
O site, bilíngue (português e inglês) está disponível  online e gratuitamente.
É possível consultar, página a página, os cerca de 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações - incluindo poemas - que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.

Recebi esse tesouro de uma grande e querida amiga, uma das minhas sobrinhas do coração, neta, filha, mulher e mãe de amigos adoráveis.  

E escolhi, para dar água na boca de vocês, notas de Fernando Pessoa sobre si mesmo:

Cópia do original dactiloscrito por Fernando Pessoa, gentilmente cedido pelo Professor José Barreto.

[NOTA BIOGRÁFICA] DE 30 DE MARÇO DE 1935

“Nome completo: Fernando António Nogueira Pessoa.

“Idade e naturalidade: Nasceu em Lisboa, freguesia dos Mártires, no prédio n.º 4 do Largo de S. Carlos (hoje do Directório) em 13 de Junho de 1888. 

“Filiação: Filho legítimo de Joaquim de Seabra Pessoa e de D. Maria Madalena Pinheiro Nogueira. Neto paterno do general Joaquim António de Araújo Pessoa, combatente das campanhas liberais, e de D. Dionísia Seabra; neto materno do conselheiro Luís António Nogueira, jurisconsulto e que foi Director-Geral do Ministério do Reino, e de D. Madalena Xavier Pinheiro. Ascendência geral: misto de fidalgos e judeus. 

“Estado: Solteiro. 

“Profissão: A designação mais própria será «tradutor», a mais exacta a de «correspondente estrangeiro em casas comerciais». O ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação. 

“Morada: Rua Coelho da Rocha, 16, 1º. Dt.º, Lisboa. (Endereço postal - Caixa Postal 147, Lisboa). 

“Funções sociais que tem desempenhado: Se por isso se entende cargos públicos, ou funções de destaque, nenhumas. 

“Obras que tem publicado: A obra está essencialmente dispersa, por enquanto, por várias revistas e publicações ocasionais. O que, de livros ou folhetos, considera como válido, é o seguinte: «35 Sonnets» (em inglês), 1918; «English Poems I-II» e «English Poems III» (em inglês também), 1922, e o livro «Mensagem», 1934, premiado pelo Secretariado de Propaganda Nacional, na categoria «Poema». O folheto «O Interregno», publicado em 1928, e constituído por uma defesa da Ditadura Militar em Portugal, deve ser considerado como não existente. Há que rever tudo isso e talvez que repudiar muito.

“Educação: Em virtude de, falecido seu pai em 1893, sua mãe ter casado, em 1895, em segundas núpcias, com o Comandante João Miguel Rosa, Cônsul de Portugal em Durban, Natal, foi ali educado. Ganhou o prémio Rainha Vitória de estilo inglês na Universidade do Cabo da Boa Esperança em 1903, no exame de admissão, aos 15 anos. 

“Ideologia Política: Considera que o sistema monárquico seria o mais próprio para uma nação organicamente imperial como é Portugal. Considera, ao mesmo tempo, a Monarquia completamente inviável em Portugal. Por isso, a haver um plebiscito entre regimes, votaria, embora com pena, pela República. Conservador do estilo inglês, isto é, liberdade dentro do conservantismo, e absolutamente anti-reaccionário. 

“Posição religiosa: Cristão gnóstico e portanto inteiramente oposto a todas as Igrejas organizadas, e sobretudo à Igreja de Roma. Fiel, por motivos que mais adiante estão implícitos, à Tradição Secreta do Cristianismo, que tem íntimas relações com a Tradição Secreta em Israel (a Santa Kabbalah) e com a essência oculta da Maçonaria. 

“Posição iniciática: Iniciado, por comunicação directa de Mestre a Discípulo, nos três graus menores da (aparentemente extinta) Ordem Templária de Portugal. 

“Posição patriótica: Partidário de um nacionalismo místico, de onde seja abolida toda a infiltração católico-romana, criando-se, se possível for, um sebastianismo novo, que a substitua espiritualmente, se é que no catolicismo português houve alguma vez espiritualidade. Nacionalista que se guia por este lema: «Tudo pela Humanidade; nada contra a Nação». 

“Posição social: Anticomunista e anti-socialista. O mais deduz-se do que vai dito acima. 

“Resumo de estas últimas considerações: Ter sempre na memória o mártir Jacques de Molay, Grão-Mestre dos Templários, e combater, sempre e em toda a parte, os seus três assassinos – a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania”.


Lisboa, 30 de Março de 1935 
Fernando Pessoa

In Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal, ed. Richard Zenith, Assírio & Alvim, 2003, pp. 203 - 206.


Transcrição do site pertencente à 
Rua Coelho da Rocha, 16
Campo de Ourique
1250-088 Lisboa
Tel.: +351 213 913 270

4 comentários:

  1. Ouro em pó, Rubi amada!!!

    As considerações finais são preciosas...

    AMEI!

    Viva Pessoinha! Viva Santo Antônio!

    ResponderExcluir
  2. Corro aqui avisado pela Selminha: "Antonio, ouro em pó sobre Pessoa no blog da MH".
    E dou com esta Arca do Tesouro inesgotável que é Pessoa.

    Ontem, "Dia dos Namorados", e véspera deste "Dia de Santo Antônio" e do aniversário de Pessoa, também me ocorreu a coincidência(?) de receber em casa o livro encomendado, "Fernando Pessoa & Ofélia Queiroz", com a correspondência amorosa completa dos dois, nunca dantes publicada,e outras preciosidades colacionadas pelo casal Bia Corrêa do Lago (jornalista e escritora) e Pedro Corrêa do Lago.

    Não sei igualmente o que isso possa significar, mas que há mais coisas entre o céu e a terra...

    Obrigado por compartilhar o tesouro, Maria Helena.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Por obra sua, M. Helena, saio daqui conhecendo melhor o poeta. E isto não é pouco. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. maravilha. vai para meus arquivos placáveis. como é bom ler a nossa lenita.
    talento tem dessas coisa , nos emociona.

    ResponderExcluir