sábado, 20 de julho de 2013

Palavra da Coruja



A poesia é como o rádio; para obter um grama, são necessários anos de aplicação.
Vladimir Maïakovski

Memento


Hoje, rezo também por Joseph Ratzinger, uma grande figura, em minha opinião.

Fim de Tarde


Oscar Peterson Trio em Wave (Vou te contar)  

Para a Hora do Chá


Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Fernando Pessoa

A palavra é de... Marli Gonçalves


 
Oração ao Mundo

Um jantar

Arca do Tesouro




Charge do cartunista Mandrade 

Publicado originalmente na Navetta* em 29/05/2010

Palavrinha

Meu artigo "Fia-te na Virgem e não corras..." (velho ditado português)  que hoje publiquei aqui, foi publicado originalmente no Blog do Noblat, ontem, sexta-feira. Em 5 de agosto próximo comemoro oito (8) anos escrevendo para aquele Blog, pelo qual tenho imenso carinho. E nunca fui tão mal recebida, quero dizer, nunca fui tão pouco lida.

Não me refiro aos leitores com sobrenomes fake, os do biombo, os mascarados da Internet. Esses, dou até graças a Deus quando desaparecem. Infelizmente, há alguns tinhosos, mas ninguém liga para eles. São fáceis de reconhecer, têm invariavelmente sobrenomes estrangeiros. Falsos, mas sempre elegantemente 'foreigners'... Coitadinhos, não é?

Por que falo nisso? Porque em meu texto demonstro preocupação pelo Papa e pelo Rio e o Brasil. Texto publicado, vejam bem, no Blog do Noblat às 16:26 de ontem 19 de julho.

Preocupação que compartilho com especialistas em Segurança, como hoje vejo estampada no site da BBC, que até copiei aqui.

Espero estar sendo, mais uma vez, preocupada em excesso. Espero que a força da Fé, e a emoção pela visão do Papa, façam milagres nos corações de grupos que andam maltratando a cidade e maltratando os jovens que só querem, com muito e saudável empenho, que o Governo olhe para nós não como quem olha para urnas cheias de votos, mas como seres humanos.

Sou franca: nunca desejei tanto que uma visita, antes de chegar, já fosse embora para sua casa...

Desculpe, Papa Francisco, mas estou é muito preocupada.

Estilo do papa e protestos criam dilema para forças de segurança no Rio

Paula Adamo Idoeta
(...) Na última quinta-feira, o general José Abreu, coordenador de segurança das Forças Armadas, disse em entrevista coletiva que a escolha do papa será respeitada, mas "não é nada agradável" para a segurança, ante o perigo de algum "ato hostil" na jornada, que deve atrair um público estimado em até 2,5 milhões de pessoas.
"(O pontífice) sente que essa é a melhor maneira de se comunicar diretamente com as pessoas", explicou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, agregando que confia "na habilidade das autoridades brasileiras em lidar com a situação".O papa deve usar carros fechados para se deslocar por distâncias longas, mas a expectativa é de que um carro aberto - o mesmo usado na Praça São Pedro, no Vaticano – seja usado por ele para circular no Rio de Janeiro em alguns momentos da Jornada.
Ao mesmo tempo, há ao menos sete protestos agendados para o período da Jornada - nenhum diretamente contra o papa, mas um deles contra os gastos públicos na vinda do pontífice.


Riscos e soluções
A combinação de fatores traz grandes desafios aos quase 18 mil agentes (entre membros das Forças Armadas, da Polícia Federal e da PM) que farão a segurança do evento, dizem especialistas.

Leia a íntegra em Estilo do papa...

Fia-te na Virgem e não corras... por Maria Helena RR de Sousa

Começo por um erro grave, ensinar o Pai Nosso ao Vigário, e que Vigário! Logo o Vigário de Cristo.

Mas como eu o tenho como Papa, ou seja, o representante de Deus Pai aqui na Terra, ele há de me ter como sua filha e os filhos devem honrar e zelar por seus pais. É o que faço neste momento.

Ele é de 1936 e eu sou de 1937. Como sabemos os dois, não nos tornamos mais sábios com a idade, apenas mais vividos, mais experientes.

Uma das lições que a duras penas aprendi foi a obedecer, seguir instruções. Sou rebelde por natureza, mas a vida, sempre que eu quis ultrapassar a linha do bom senso, deu-me um bom de um tropeção.

Por isso, mais a admiração pelo Papa Francisco e o amor por minha cidade e meu país, não me furto a ser intrometida e a lhe dar um conselho: acho melhor o Vaticano atender nossas autoridades de Segurança e seguir as instruções religiosamente...

Creio ser imprudente trocar o papamóvel por um jipe aberto, assim como é um risco desnecessário ir ter no Palácio Guanabara para o encontro com o governador e o prefeito.

Não só não é prudente como também pouco delicado. Quem recebe diz onde será a festa, qual o horário, o traje adequado, etc.etc. e cabe ao convidado respeitar o hospedeiro. E esse pediu ao Papa que mantivesse o papamóvel blindado e que trocasse o local do encontro com nossas autoridades.

O Vaticano manda em Roma, aqui, não.



                                   A Virgem com o Lírio, Eugène Delaplanche, Musée D'Orsay


Se acontecer alguma coisa, um arranhão que seja na lataria do jipe, a culpa não será do Brasil, mas sim do convidado que quis se mostrar mais confiante do que o necessário. Mas até que o mundo perceba ser esse o fato...

Há várias pendengas entre a Igreja Católica e a sociedade brasileira. Não preciso listá-las. Todos sabem quais são. E não acredito que estando como estamos nestes dias, fósforo e palha seca, não vá haver manifestantes querendo cobrar da Igreja Católica o que ela não pode dar.

Meu medo maior é que o Papa, ao aparecer como Chefe de Estado, e Sergio Cabral, ao tentar amainar o sentimento negativo que desperta nos cariocas, surjam lado a lado.

Aí, realmente, o Papa em vez de ser o Vigário que os meninos esperam, será um agente provocador.

Não sei, imagino que ninguém saiba, quem é o instigador dos marginais travestidos de manifestantes que surgem quase sempre ao fim das passeatas, e lá aparecem com o intuito de depredar, roubar e estimular a polícia a agir com a violência que começa a impedir que os cariocas apoiem as manifestações. Mas sei que ele estará atento...

A juventude sem máscaras, de cara limpa, que sacudiu o Brasil em junho, merece que os jovens do mundo inteiro a ela se unam para ouvir as palavras do Pastor que lhes dará alento para que continuem a exigir de seus governantes aquilo que lhes é devido.

A verdadeira bênção seria o Papa Francisco estar no meio dos jovens como seu Vigário e, em nenhum momento, como Chefe de Estado.

A.M.D.G.


Publicado originalmente no Blog do Noblat em 19/07/2013

Olá! Bom Dia!


Alceu Valença - Voltei Recife