quarta-feira, 29 de maio de 2013

Arca do Tesouro

Urbanismo – Plaza Mayor (século XVII)


 

A Plaza Mayor, construída durante a época do domínio Habsburgo sobre a Espanha, é o espaço público central de Madrid. Retangular, mede 129 m x 94m e é cercada por prédios residenciais de três andares com 237 balcões que se debruçam sobre a praça. Ela é dominada pela Casa de la Panadería, cuja construção terminou em 1619, um edifício que nos tempos modernos passou a abrigar serviços municipais e culturais.

As origens da Plaza Mayor remontam a 1589 quando Felipe II de Espanha pediu a Juan Herrera, famoso arquiteto renascentista, que elaborasse um plano para remodelar a agitada e caótica área da antiga Plaza del Arrabal. A reforma só começou em 1617, já sob o reinado de Felipe III. Outros dois arquitetos ainda trabalharam em sua reforma, e em 1619 as arcadas ficaram prontas. Mas foi realmente Juan de Villanueva que deu à Plaza Mayor o desenho e a harmonia que vemos hoje: ele a restaurou em 1790 após uma série de incêndios. Rebaixou os prédios de cinco para três andares e fechou as esquinas, abrindo nove entradas sob as arcadas.




Cenário de enorme variedade de eventos e funções, como mercados a céu aberto, touradas, jogos de futebol, execuções públicas e, durante a Santa Inquisição, palco preferido para os “Autos da Fé” contra os heréticos e cumprimento das penas de morte dos condenados por heresia. Ainda em nossos dias, é ali que Madrid se reúne para suas festas, como as em homenagem ao seu santo padroeiro, São Isidro.

A estátua eqüestre de Felipe III, que adorna o centro da praça, é do escultor italiano Giambologna que a terminou em 1616; mas só foi colocada no centro da praça em 1848. Ao olhar as paredes das belas construções que cercam a Plaza Mayor, ainda se pode ver o sangue de algumas das corridas de touros realizadas ali em tempos idos.

Madrid, Espanha


Fontes: www.en.wikipedia.org/wiki/Plaza_Mayor,_Madrid
Lello Universal


por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa 
Da seção Obra-Prima do Dia publicada originalmente no Blog do Noblat (24/12/2009)

2 comentários:

  1. Essa praça é espetacular. Não se pode dizer 'linda', pois na Europa existem praças mais bonitas se considerarmos o estilo. Mas andar nela e conversar com os garçons e donos dos restaurantes ao redor é divertimento na certa. Nem sempre a comida é tão espanhola (digo, boa) pois é chamariz para turistas. Mas do lado de fora restauraram o mercado central e aí sim, deleite para os turistas. Se forem lá, não percam a visita e não deixem de tomar o "vermuth rojo" com gelo acompanhado de azeitonas temperadas e anchovas num dos muitos balcões existentes. Em pé mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, ai, Lily... Esse vermuth rojo on the rocks é uma perdição...

    ResponderExcluir