terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fundador da Amazon compra o ‘Washington Post’ por US$ 250 milhões

Com o negócio, a família Graham encerra um período de oito décadas à frente da publicação, que é uma das mais tradicionais dos Estados Unidos

Filipe Serrano, de O Estado de S. Paulo

O tradicional jornal norte-americano Washington Post, responsável pelas denúncias que levaram à queda do presidente Nixon, em 1974, no escândalo conhecido como Watergate, foi comprado pelo fundador e presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos por US$ 250 milhões. Esse é o primeiro grande investimento do executivo fora do meio digital.







(...) Legado. A compra por parte de Bezos encerra o período de oito décadas em que a família Graham esteve à frente do tradicional jornal norte-americano, desde que a publicação foi comprada pelo investidor Eugene Meyer depois que o jornal tinha ido à falência, em 1933.

O Post, fundado em 1877, ficou marcado na história pela série de reportagens, publicadas a partir de 1972, sobre escândalo do Watergate, dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein. O caso terminou, dois anos depois, com a renúncia do presidente Richard Nixon. "Todos na Post Company e todos em nossa família sempre tivemos orgulho do Washington Post - do jornal que publicamos e das pessoas que o escrevem e o produzem", disse Don Graham, neto de Eugene Meyer, presidente do conselho e CEO da Washington Post Company. Ele continuará no cargo.

O jornal é visto como um dos mais influentes e admirados dos EUA, ao lado do New York Times, mas sua situação financeira foi agravada nos últimos dez anos por causa do declínio das receitas com publicidade e de leitores.

Leiam a íntegra em O Estado de S. Paulo


********

Obs -  É sempre triste quando um bom jornal fecha. E o Washington Post não era só um bom jornal, era uma escola de bom jornalismo. Uma pena, literalmente.

Como disse um amigo que também nasceu em 1937, começam a fazer de tudo para que não soframos tanto assim na hora de deixar o mundo: ele está ficando tão desinteressante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário