quarta-feira, 3 de julho de 2013

Vida e Cor


Bonn, Alemanha
Um túnel de cerejeiras em flor
Foto: Marcel Bednarz



Johanesburgo, África do Sul
Jacarandás transplantados da América do Sul há 100 anos
formam essa maravilhosa sinfonia lilás.
Atualização: esse túnel vivo fica em Johanesburgo, mas a cidade dos jacarandás na África do Sul é Pretória.
Podia ser o Rio de Janeiro, não é? Seria tão bom... Agradeço ao leitor Luiz Lemos a informação sobre as duas cidades.



Túnel com as cores do outono em Vermont, EUA
Foto: Kevin McNeal

5 comentários:

  1. Belas fotos, pena que não dá pra sentir o cheiro das flores... Quem sabe, um dia chegaremos a esta perfeição (sentir odores pela internet)?
    Uma retificação: os jacarandás são plantados em Pretória, também conhecida como Jacaranda City. As ruas, em outubro, ficam cobertas de pétalas caídas dos jacarandás. É muito bonito.
    Pode ser que esta foto, especificamente, tenha sido tirada em alguma rua de Johannesburg, mas é em Pretória que se vê com abundância os jacarandás que vieram daqui...
    Ainda ontem mesmo, escrevi num post (acho que do Ancelmo) que em vez de plantar-se palmeiras, por que não plantar jacarandás (e dei o exemplo de Pretória) ou mesmo ipês para termos ruas mais coloridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois olha, o texto que acompanha cada uma das árvores, muito longo, aliás, chama Johanesburgo de Jacarandá City e diz que lá fica a maior floresta feita pelo homem. E que nessa floresta há 40 espécies de jacarandá, todas saídas do Brasil, Uruguai, Argentina e Peru. Não copiei os dez túneis de árvores com os textos, o e-mail completo, porque não soube faze-lo. Escolhi as que mais gostei e só pude copiar as imagens. Ainda apanho muito tanto no blogspot como na fanpage. Mas ainda aprendo...
      A ideia de foto com vida é interessante.
      Um abraço, MH.

      Excluir
    2. Believe you me: Jacaranda City IS Pretoria. Johannesburg é chamada Egoli (cidade do ouro, pois fica sobre o Witswaterrand uma cadeia de montanhas de onde se extraía ouro - pode-se ver ainda várias "shafts" em operação e inclusive foi inaugurado na década de 80, quando do centenário da fundação da cidade, um museu a céu aberto, com a réplica de Jo'burg de então).
      Para sua informação, o país que mais conheço, depois do Brasil é a África do Sul, pra onde vou pelo menos uma vez por ano. Tenho amigos de ponta a ponta e sinto-me lá tão à vontade quanto aqui.
      PS: acabei de ver no Wikipedia (em inglês) e está lá: "Pretoria in South Africa is popularly known as The Jacaranda City due to the thousands of Jacaranda trees planted in its streets, parks and gardens".
      Grande abraço,
      L C

      Excluir
    3. Nada como aprender. Obrigada, Luiz. Vou atualizar o texto. Um abraço,
      MH

      Excluir
  2. De tirar o fôlego mesmo.
    Todos os lugares deveriam ser assim.
    Quem sabe, um dia...

    ResponderExcluir