terça-feira, 16 de julho de 2013

Take me to your leader!

Em filmes antigos de ficção científica quase sempre os discos voadores pousam nas grandes cidades do Hemisfério Norte e demandam: “Leve-me a seu líder!” (“Take me to your leader!”) (*).




Se, de fato, essa fosse a primeira demanda de um alienígena, ele estaria mesmo certo em sempre escolher cidades no Hemisfério Norte como local para o primeiro contato. Faria ele bem em evitar o Hemisfério Sul. Complicaria muito o diálogo.

Para começar, embora o pedido seja simples, a resposta talvez seja difícil. Seria necessário identificar e definir quem é o líder. Localizar aquele capaz de influenciar fortemente outras pessoas sem o uso da força ou do medo. Identificar aquele que, baseado em sua atitude pessoal, competência e carisma, leva os demais a admirar, respeitar e defender ideias. Líderes estão em falta nos trópicos.

Considerando a dificuldade encontrada pelos nativos e em face da ausência de líderes, nosso alienígena, talvez simplificasse seu pedido. Compreensivo e comovido com a situação dos nativos, ele talvez solicitasse uma audiência com o presidente em exercício. Afinal, se está difícil localizar os líderes, sempre é fácil identificar o presidente.

O encontro do presidente com o alienígena, portanto, estaria assegurado. Mas os desafios não desapareceriam. A comunicação seria difícil e complicada.

O alienígena encontraria um (a) presidente que parece adotar língua estranha, aparentemente impenetrável ao entendimento alheio. É idioma parecido com o português, mas desconexo e sem ritmo. Tristemente desprovido de coerência ou sentido.

Certamente, um alienígena paciente e dedicado conseguiria superar esta dificuldade e estabelecer a (ou uma) comunicação. Descobriria, então, em vez de um líder, um interlocutor (a) desinteressado (a) em dialogar ou trocar ideias: um chefe convencido (a) de que todos os problemas podem ser resolvidos com um único golpe de pena, um emprego, e, claro, um pouco de marketing.

Apesar de constrangido com a situação da população local, mas desinteressado da boquinha que lhe foi oferecida, ou descrente que suas solicitações pudessem ser atendidas, restaria ao alienígena partir.

Voaria desesperado em direção ao Hemisfério Norte. Lá chegando, demandaria, com alguma chance de ser rapidamente atendido: “Take me to your leader!”.


(*) Expressão originou-se em 1953, na charge de Alex Graham, publicada na revista The New Yorker, que mostrava dois alienígenas pedindo a um animal: “Por gentileza, leve-me a seu presidente!” (“Kindly take us to your President!”)

Elton Simões mora no Canadá. Formado em Direito (PUC); Administração de Empresas (FGV); MBA (INSEAD), com Mestrado em Resolução de Conflitos (University of Victoria). E-mail: esimoes@uvic.ca


Publicado originalmente no Blog do Noblat em 15/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário