domingo, 28 de julho de 2013

De San Lorenzo a São Pedro: Papa Francisco, o fervoroso “cuervo” que chegou ao Vaticano, por Ariel Palácios

Eles não dão importância ao título de “o primeiro papa argentino”. Sequer o consideram “o primeiro papa das Américas”. Muito menos especulam chamá-lo de “o primeiro papa jesuíta”. Para um setor dos fanáticos do futebol da Argentina Jorge Bergoglio é “o primeiro torcedor do San Lorenzo que chegou ao Vaticano”. Dono da carteira de sócio número 88235N-0 desde o ano 2008, Jorge Bergoglio – atual papa Francisco – é torcedor desse time desde que era criança, quando morava no bairro de Flores.




                                                         Na Praça São Pedro, no Vaticano

Em diversas ocasiões, desde março, o novo papa fez referências ao futebol em público, recebendo com exultante alegria na Praça de São Pedro uma camiseta de seu time. Em maio, na mesma praça rodeada pela colunata de Bernini, ironizou os torcedores do Boca Juniors, recordando a vitória do San Lorenzo sobre o time em meados do mês, fazendo um gesto: com uma mão exibia três dedos, enquanto que a outra mostrava um círculo com o dedão e o índice. Três a zero.

No dia 14 de agosto o futebolístico papa Francisco será homenageado com um jogo entre as seleções da Argentina e da Itália. Na ocasião o sumo pontífice receberá os jogadores dos dois times, que se hospedarão no mesmo hotel e irão ao estádio no mesmo ônibus.

Ainda não está confirmada a presença do papa neste evento esportivo. No entanto, as especulações em Roma e em Buenos Aires indicam que o sumo pontífice não perderia a chance de assistir pessoalmente o embate que promete ser jogado em extremo cavalheirismo.

"Corvo" - O papa é um “cuervo”, isto é, “corvo” em espanhol, apelido dos torcedores do San Lorenzo. Essa denominação foi aplicada por integrantes das torcidas de clubes rivais há quase um século, como ironia às batinas pretas do padre Lorenzo Massa (fundador do clube) e dos outros clérigos que assistiam os jogos do time.

Leia a íntegra mo Blog de Ariel Palácios

Nenhum comentário:

Postar um comentário