domingo, 7 de julho de 2013

Arca do Tesouro

Fotografia: Inverno (1960) e Inquietude (c.1960) 

Fiquei tão encantada com as fotos de René Maltête encontradas em um site especializado em fotografias que resolvi pesquisar sobre sua vida. Maltête nasceu em Lamballe, na Bretanha, uma parte da alma da França. É linda, de uma beleza às vezes selvagem, às vezes tocante.

Nascido em 8 de maio de 1930, faleceu no ano 2000. Merecia ter vivido mais. Ao ficar sabendo que ele falecera, escrevi para seu filho pedindo autorização para postar na Obra-Prima do Dia do Blog do Noblat as fotos do seu acervo. Robin Maltête foi muito gentil, permissão concedida.

Poeta, humorista, ecologista antes disso virar palavra do dia a dia, errando pelas ruas, Maltête tinha a capacidade de colher com sua objetiva tanto os instantes incomuns quanto os comuns da vida quotidiana em Paris.




Engraçadas, poéticas, ternas, suas fotos têm ainda a qualidade e o selo de seu grande talento e o domínio seguro do jogo da luz e da sombra, do enquadramento perfeito, que fazem de suas fotos em preto e branco uma ode à fotografia como arte maior.

Maltête estava sempre atento ao inusitado, levando em conta o espaço inesperado entre a ocorrência do fato e a intervenção do fotógrafo.

Podemos, por exemplo, ver em suas criações o pensamento do fotografado: mais que uma simples imagem fixada no negativo, sempre encontramos em sua obra uma reflexão filosófica.




O traço de humor está sempre presente. Do pouco que li sobre ele esta semana (há infelizmente pouco para ler), resta a certeza que o humor era o antídoto que Maltête usava contra o espírito grave, sério, das pessoas que julgam que para serem tidas como respeitáveis é necessário aparentarem um ar circunspecto o tempo todo.

Para Rene Maltête, o humor era o oxigênio do qual ele necessitava para manter à distância a realidade da vida que é, na maioria das vezes, trágica, e essa sensação, é a impressão que tenho, o assombrava.

Humor? Sim. Mas com uma dose de lirismo que aperta o coração do espectador, como nas fotos de hoje:  Inverno e Inquietude


Acervo Robin Maltête


por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa 
Da série Obra-Prima do Dia publicada no Blog do Noblat (15/0818/8/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário