domingo, 28 de julho de 2013

Arca do Tesouro

Escultura: O Rapto de Proserpina (1621/1622) detalhe

Gian Lorenzo Bernini, reconhecido como o maior escultor do barroco italiano, nasceu em Nápoles, no dia 7 de dezembro de 1598 e faleceu em Roma, em 28 de novembro de 1680. Foi arquiteto, escultor, pintor, e é o maior nome da arte italiana do século XVII, o que, como sabemos, não é pouca coisa...

Como arquiteto, basta lembrar que são dele a Colunata de São Pedro, no Vaticano, e as fontes da Praça Navona, em Roma. Como pintor e desenhista, fez excelentes retratos de papas e santos, além dos desenhos e estudos para suas inacreditáveis obras arquitetônicas, algumas das quais veremos durante esta semana.

Mas é como escultor, sobretudo, que ele é reverenciado.

Muito religioso, trabalhou de acordo com as conclusões do Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, que afirmavam ser função da arte religiosa ensinar e inspirar os fiéis, bem como servir de propaganda da doutrina da Igreja Católica Romana, defendendo que a arte religiosa devia ser inteligível e realista e, acima de tudo, servir como estimulo emocional à religiosidade.

Bernini tentou sempre conformar sua arte a esses princípios.

Contava com o patrocínio de papas e cardeais, mas isso não o impediu de desafiar as tradições artísticas de seu tempo. Seus projetos arquitetônicos e esculturais revelam uma mente inovadora e criativa, no uso de temas e formas, além de um talento extraordinário.

O mármore parecia massinha de brincar em suas mãos...

“ O Rapto de Proserpina”, em mármore branco, é uma belíssima estátua, de mais de 2 metros e meio de altura. O detalhe que mostramos hoje é um pequeno exemplo do que esse grande artista conseguia fazer com o cinzel.

Acervo da Galleria Borghese, Roma.

por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Da seção Obra-Prima do Dia do Blog do Noblat de 24 de

Nenhum comentário:

Postar um comentário