segunda-feira, 15 de julho de 2013

Arca do Tesouro

Para os que não conheceram o Blog da Maria Helena abrigado no Blog do Noblat de março de 2009 a novembro de 2011: havia uma seção chamada No Fusca, em agradecimento aos doutos petistas que diziam que a Oposição cabia inteirinha num fusca. Dou a mão à palmatória: é mesmo. E hoje parece que cabe toda num tricicle... do jeito que deixou o Brasil cair mais fundo nas garras do PT e sua coalizão.  Pois bem, no post No Fusca de 30/09/2009, encontrei este artigo assinado por mim. Increíble, no, mamita?

                                                              *******

No Fusca

Parece que a última moda bolivariana são os plebiscitos. Tem para todos os gostos. Assim como se fosse a Maravilha Curativa, remédio que antigamente servia de entorses a ferimentos graves.

O plebiscito resolve tudo, é o slogan do momento.

Pode até ser que resolva em um país onde toda a população adulta é alfabetizada e instruída. Nos países da America Latina onde, com raríssimas exceções, o analfabetismo é a regra, os plebiscitos não resolvem.
Assim seria com Honduras: o que o do chapéu perguntasse, seria aprovado.

E está parecendo que a briga de todos a favor do Zelaya é por conta disso: que tal, amigos, vamos OBRIGAR os países da região a respeitar os plebiscitos?

Que, como nós sabemos, dependem de como a pergunta oficial vai ser feita...

Mas povo alfabetizado pensa. Povo alfabetizado surpreende.

Querem um exemplo? Cuba.

Fidel Castro, justiça seja feita, derrubou um governo nojento, o de Fulgêncio Batista. Fez um bem a Cuba acabando com aquela ditadura que só fazia da ilha o bordel dos americanos e latino americanos ricos.

E alfabetizou o país. Mais do que isso, Cuba é reconhecidamente um centro médico bom e suas faculdades de biologia e patologia são muito bem consideradas.

Se ele não tivesse sido mordido pela mosca azul e não tivesse se apaixonado pelo poder e por si mesmo – todo ditador se ama – Cuba seria o paraíso.

Mas não é.

E vê lá se ele faz um plebiscito perguntando:

"Vocês querem a liberdade de escolher onde viver e como viver? Sim ou Não? "

E Fidel é besta?

Está parecendo que a briga toda pela brava causa hondurenha tem esse objetivo final: vamos OBRIGAR os países da região a respeitar os plebiscitos?

Que, como nós sabemos, dependem de como a pergunta oficial é feita...

Acho bom ficarmos de olhos bem abertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário