segunda-feira, 10 de junho de 2013

Palavrinha

A Quinta da Boa Vista

Leio sobre o Zoológico carioca e fico com o coração na mão.

Quando eu era criança, a Quinta era um parque lindo. Ir ao zoo era um programão.

O Palácio, que abrigava o Museu da Quinta da Boa Vista, era bem cuidado, não sendo rico como os museus europeus, mas bastante interessante. E dividia o espaço entre a vida da Família Imperial e o Museu de História Natural.

Isso nas décadas de 40 e 50.

Na década de 70 ainda levei filho e sobrinhos e turistas ao Zoo e ao Museu. Era um ótimo programa.

Animais de porte, os grandes da África, eram a atração máxima do Zoo, além das cobras e das araras. A jaula dos ursos chegou a ser objeto de um concurso e um famoso arquiteto carioca foi o vencedor.

O parque continuava lindo e um lugar delicioso para um piquenique ou uma tarde com as crianças. A Quinta poderia e deveria ser o nosso Central Park...

Já da última vez que estive lá, em 1982, saí triste. Achei os jardins e o zoo meio abandonados.





O Palácio, antigo Paço de São Cristóvão: li, há algum tempo, que o acervo científico do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (seu nome atual), é dos mais ricos em diversidade. Espero que continue assim.




Não sei de quando são essas fotos. Acabo de pegá-las na Internet. Pelo Maracanã, vê-se que essa acima não é recente. Eu a escolhi justamente para que quem não é do Rio possa ver como ela fica perto do Maracanã.

Um comentário:

  1. A última vez que estive lá foi em 1971, se não me engano. Ainda dava prazer olhar os jardins e passear pelo parque.

    ResponderExcluir