domingo, 23 de junho de 2013

Arca do Tesouro

Engenharia - Castelo de la Mota (1080)

Castelos, fortes, cidades muradas, torres de vigia… Na Península Ibérica vira e mexe nos deparamos com belos exemplos da engenharia militar na Idade Média.

A queda do Império Romano seguida por séculos de hostilidades, invasões de visigodos e suevos; mouros ocupando a península; invasão de fundamentalistas vindos do Norte da África; litígios, roubos de rebanhos, tomada e apropriação de terras entre os senhores da guerra cristãos que lutavam contra os mouros mas também entre si – mais ou menos uns mil anos de conflitos que deixaram sua marca nas terras de Espanha e Portugal.




Um dos mais expressivos exemplos dessa época está na cidade de Medina del Campo, Valladolid, Espanha. É o Castelo de La Mota, ou a Alcazaba de la Mota (foto acima), que recebeu esse nome por estar no alto da colina, a mota, de onde dominava toda a região que o cerca.

Sua construção foi iniciada em 1080, mas o que restou dessa estrutura é o miolo do castelo. Os reis de Castela e Aragão, muito tempo envolvidos em disputas, se alternaram como proprietários e às vezes a cidade de Medina del Campo e seu castelo estiveram em campos opostos.

Foi só depois da batalha de Olmedo, em 1445, que La Mota passou a pertencer definitivamente aos reis de Castela. Data desse período a reconstrução do castelo e de suas muralhas externas.

Em 1460, Henrique IV de Castela construiu a torre central (foto à esquerda). Em 1464, ele doou o castelo ao Arcebispo de Toledo, Afonso Carrillo, que logo em seguida traiu o rei, apoiando as pretensões de Afonso V de Portugal. Quando o rei de Castela morreu, a luta foi entre sua meia irmã e sucessora, Isabel, e a filha ilegítima do rei português.

Após anos de disputas e traições, finalmente a Coroa de Castela retomou o castelo e em 1483 o transformou em um bastião de artilharia, cavando o fosso que o tornaria inexpugnável. Em cima do portão de entrada os símbolos heráldicos dos Reis Católicos, Isabel e Fernando. La Mota de Medina del Campo foi uma das residências favoritas da Rainha Isabel, que ali faleceu.

Todo em tijolos feitos com o barro da região onde se ergue, La Mota só utiliza poucas pedras, apenas para reforçar alguns detalhes. É construção impressionante pelo tamanho e pela imponência.

La Mota também foi prisão importante e abrigou em suas dependências prisioneiros dos reis tais como Hernando Pizarro, Rodrigo Calderón, e Cesar Borgia, entre outros. Desse último conta-se que escapou de uma altura de quase 40 metros descendo com a ajuda de uma corda.




Medina del Campo, Valladolid, Espanha


por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Da seção Obra-Prima do Dia publicada originalmente no Blog do Noblat (07/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário