quarta-feira, 12 de junho de 2013

Arca do Tesouro

Arquitetura: Biblioteca Bodleian (1602)
                   Acima foto do imenso salão de leitura em cima da Escola de Teologia (1488)
A biblioteca da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa, na Inglaterra só perde em tamanho para a famosa British Library do Museu Britânico, Londres. Seu nome é Bodleian Library, mas o mundo acadêmico de Oxford a chama de Bodley ou simplesmente pelo apelido, the Bod. 
É uma das cinco bibliotecas inglesas encarregadas do depósito legal de obras publicadas no Reino Unido e sob a Lei Irlandesa lhe é permitido requisitar uma cópia de livros publicados na República da Irlanda. A Bodleian é uma biblioteca de referência e pesquisa e seus documentos não podem ser removidos das salas de leitura.

Ela é composta por um grupo de cinco prédios nas proximidades da Broad Street: vão do mais antigo, que data da Idade Média tardia, conhecido como Biblioteca do Duque de Humphrey, ao mais moderno, a Nova Bodleian, de 1930.





Um dos prédios mais lindos é esse da imagem acima, o Radcliffe.

Além dos cinco acima mencionados, fazem parte do conjunto cerca de 30 unidades que respondem pelo funcionamento do grupo, entre bibliotecas de faculdades e departamentos.

No século XIV o bispo de Worcester criou uma biblioteca situada na Igreja de Saint Mary Virgin, na principal rua de Oxford, a High Street.

A coleção cresceu muito, mas foi só entre 1435 e 1437, quando Humphrey, Duque de Gloucester, fez a doação de sua grande coleção de manuscritos para a Escola de Teologia que o espaço finalmente foi oficialmente considerado insuficiente,  e a necessidade de um novo prédio ficou aparente. Esse também ficou pequeno...
No século XVII, Thomas Bodley ofereceu ao vice-chanceler da Universidade a reforma da biblioteca original e a construção de um novo prédio, que ficou pronto em 1602 e recebeu o nome do mecenas, além de herdar sua grandiosa biblioteca particular.

Foi quando a Bodleian passou a ser uma biblioteca aberta a todos os membros da comunidade acadêmica.
Seus números são impressionantes: o grupo Bodleian cuida de mais de 11 milhões de itens em 188 quilômetros de prateleiras e tem uma equipe de mais de 400 funcionários. Seu contínuo crescimento fez com que cerca de 1 milhão e meio de itens fossem armazenados em depósitos fora de Oxford, inclusive numa mina de sal desativada, no Cheshire.



Iluminura c. século VI: São João Evangelista lê o Livro do Apocalipse

O acervo é muito rico: manuscritos valiosíssimos; códices cuja importância é desnecessário enfatizar, bastando citar o mais antigo manuscrito dos quatro Evangelhos, em cóptico, antigo idioma egípcio; a Bíblia de Gutemberg, de ca.1455, uma das únicas cópias completas que ainda existem; um primeiro in-fólio de Shakespeare, de 1623 e muitas outras raridades. Acima e abaixo, iluminuras que fazem parte do acervo da the Bod.



Marco Polo sai de Veneza em 1271 (detalhe de uma iluminura c.século XV) 


Universidade de Oxford, Oxford, Inglaterra

por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Da seção Obra-Prima do Dia publicada originalmente no Blog do Noblat  (29/05/2012)

Um comentário: