quarta-feira, 22 de maio de 2013

Da Arca do Tesouro


Arquitetura: Rothenburg

A mais bem preservada das cidades medievais alemãs, Rothenburg ob der Tauber, (Rothenburg acima do Tauber), é uma cidade apaixonante. Toda murada a partir do século XIII, conserva seu centro velho e tornou-se uma relíquia.

A cidade de Rothenburg foi fundada em 1170 por ocasião da construção do castelo Staufer. O centro era a praça do mercado e a Igreja de Jacó. Ainda podem ser vistos alguns trechos da fortaleza: o antigo porão e o fosso e o mercado de leite. As torres também são do século 13. Preservadas como quando de sua construção, apenas as Torre Branca e Marcus, esta com o Arco Röder, que é onde ficavam os guardas que cobravam pelo acesso dos viajantes que queriam pernoitar ou comerciar na cidade. Ao lado da Torre Branca, está uma construção medieval, o Salão de Danças Judeu, e no jardim adjacente, antigos túmulos de judeus construídos dentro da muralha de pedra.

A história da cidade é muito rica e vale a pena ser lida, mas aqui o que nos interessa é a magnífica engenharia de suas muralhas. Os moradores de Rothenburg sempre se valeram das muralhas para se defender ao longo dos anos, mas na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), foram enfim vencidos. As tropas católicas venceram as protestantes, ocuparam a cidade para abandoná-la mal terminou o inverno: a cidade ficou sem poder e sem dinheiro, o que impediu seu desenvolvimento – mas teve preservados a sua maior característica, as muralhas, e seu belo interior do século XVII.


Quem vem do Oeste entra em Rothenburg pelo Portão Kobolzeller (c.1360), em cujas torres está o Púlpito do Diabo. Do Leste, o viajante entra pelo já mencionado portão da Torre Röder. Durante mais de 150 anos, a Torre Siebers (c.1385) serviu como outra entrada para Rothenburg, até a construção do bastião Spital no século XVI. A fortificação Spital tem dois pátios internos que formam o número oito, com belos jardins cheios de trilhas a serem percorridas.


No início do século XIV foi construída a Ponte Dupla, à qual se tem acesso pelo Portão Kobolzeller. A ponte foi fortificada após o devastador terremoto de 1356 e desde então faz parte do sistema de defesa de Rothenburg. Pode-se caminhar pelas muralhas por aproximadamente 2,5 km.





Rothenburg, Alemanha


Fontes
http://www.germanplaces.com/germany/rothenburg-ob-der-tauber.html
en.wikipedia.org/wiki/Rothenburg_ob_der_Tauber


por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Da série Obra-Prima do Dia; publicada originalmente no Blog do Noblat em 30/09/2009



4 comentários:

  1. Bom relembrar. Não conheço a cidade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lenita
    Já tentei enviar comentários e não consigo. Sou informado de uma conta google. Me enrolo,

    Vou tentar novamente.
    linda a materia. Só conheço uma cidade medieval. Sermione, na Itália as margens do Lago da Guarda. Uma maravilha de cidade e muito grata a minha família meus pais lá estiveram várias vezes. Não sei o por quê te tanto carinho pela cidade. Achei uma cidade cheia e encantos. A cidade de Rothenburg pela seu texto deve ser maravilha. Vou colocar no meu roteiro se um dia voltar aEuropaa/Alemanha. mas confesso a Toscana é a prioridade. Tenho saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinho, estou mais perdida que charuto em boca de bêbado! Quando acho que acertei, vejo que há mil coisas que ainda não consegui resolver.
      Acabo de achar seis (6) comentários seus esperando moderação!
      Vou voltar aos tempos de nossa geração: escrever em um caderno tudo que tenho que fazer e seguir a listinha diariamente!
      Começo anotando onde ir para moderar...

      Excluir
  3. Nossa, que coisa boa voltar a ver "A Obra Prima", agora batizada (também com toda a propriedade) de "Da Arca do Tesouro". E que tesouros!

    ResponderExcluir